Os Açores são um arquipélago português situado no meio do Oceano Atlântico, conhecido por sua beleza natural deslumbrante e rica herança cultural. Composto por nove ilhas vulcânicas, os Açores são um destino único que oferece uma variedade de experiências incríveis para os viajantes.
Situado perto da cidade de Ponta Delgada, este miradouro é, sem dúvida, um dos mais bonitos (e um dos mais conhecidos) que encontrará na ilha. O Miradouro Vista do Rei oferece uma vista magnífica sobre a Caldeira das Sete Cidades e, em particular, sobre os lagos naturais com águas tanto azuis como verdes como é o caso da Lagoa das Sete Cidades.
A Lagoa do Canário situa-se a cerca de 17 km de Ponta Delgada e, para além de a poder admirar de perto, tal como ao bosque que encontrará aí, saiba que pode e deve descobrir o Miradouro da Boca do Inferno.
Neste belo miradouro, poderá desfrutar da fantástica vista sobre a Lagoa das Sete Cidades, sobre a Lagoa de Santiago e sobre a Lagoa Rasa.
Saiba também que este é para mim um dos miradouros mais bonitos de São Miguel (quando não há nevoeiro) e será, sem dúvida, para si um dos momentos inesquecíveis da sua visita à ilha.
Outrora um porto seguro para os navios que navegavam de e para a Índia, Ponta Delgada cresceu e tornou-se uma das maiores e mais importantes cidades de Portugal.
Com mais de 500 anos de história e considerada como a capital económica dos Açores, Ponta Delgada irá encantá-lo pelas suas bonitas igrejas, pela arte urbana, pelos seus jardins, pelo seu forte e pela gruta de origem vulcânica onde encontrará o maior túnel de lava da ilha.
A Lagoa do Fogo é a lagoa com a uma maior altitude da ilha (575 metros), a segunda maior e um dos postais da ilha de São Miguel.
Para a poder admirar, faça uma paragem no Miradouro da Barrosa e no Miradouro da Lagoa do Fogo onde se encontra um parque de estacionamento.
Do Miradouro da Lagoa do Fogo, terá a possibilidade de descer até ao nível da lagoa e à sua pequena praia (uma caminhada de 2 km). Ainda assim, tenha cuidado pois o clima neste sítio muda rapidamente (o céu azul pode ficar cheio de nevoeiro numa questão de minutos).
Aqui terá, sem dúvida, a possibilidade de apreciar a calma e o silêncio num sítio bonito e verdejante.
A Caldeira Velha, que se encontra no centro da ilha, entre a Lagoa do Fogo e a Ribeira Grande, é um parque onde encontrará uma grande biodiversidade com duas piscinas onde a água é naturalmente quente (38 °C na piscina pequena e 21 ºC na grande).
Segundo conta a lenda, a Ermida da Nossa Senhora da Paz foi edificada em 1764, depois da aparição da Virgem Maria a um pastor.
O principal motivo de interesse deste local é a vista que é oferecida sobre Vila Franca do Campo e o Ilhéu de Vila Franca do Campo, que pode ser visitado de barco.
Aquando da sua visita aos Açores e, em particular, à ilha de São Miguel, não perca a oportunidade de ver as únicas plantações de chá da Europa com fins industriais.
Situadas em Porto Formoso e na Maia (a menos de 3 km de distância), as plantações de chá da Gorreana e de Porto Formoso dar-lhe-ão a descobrir todas as etapas do fabrico; terá a possibilidade de passear pelo meio das plantações e, claro, saborear o seu delicioso chá.
A povoação das Furnas é, sem dúvida alguma, um dos sítios mais visitados da ilha de São Miguel e precisará de pelo menos um dia para apreciar as suas maravilhas.
Furnas tem uma magnífica lagoa com dois pontos de interesse situados nas duas extremidades e que não pode perder.
No parte sul, convido-o a visitar a bonita Ermida da Senhora da Vitória.
Na parte norte, encontrará a Caldeira das Furnas, um sítio onde os habitantes preparam o cozido à portuguesa nos fornos naturais alimentados pela atividade vulcânica. Para poder apreciar esta especialidade, aconselho-o a fazer uma reserva com antecedência num dos restaurantes da povoação.
Outro dos sítios a não perder nas Furnas é o Parque Terra Nostra. Este soberbo parque de 12 hectares com vegetação luxuriante oferece momentos únicos junto a uma impressionante coleção botânica com grandes samambaias, hortênsias e muito mais.
Para além de poder passear por um jardim botânico, pode também dar um mergulho na piscina com água termal ferruginosa a 38 ºC. Embora convide a um banho bem agradável, a sua água cor de terra é suja, mas encontrará no parque instalações sanitárias para se lavar.
Situado junto à vila Nordeste e colado ao mar, o Farol do Arnel foi o primeiro farol a ser instalado no arquipélago dos Açores e entrou em funcionamento em 26 de novembro de 1876.
Poderá descer até ao local para admirar o farol mais de perto e as pequenas casas e barcos dos pescadores.
Aconselho-o vivamente a deixar a sua viatura junto à sinalização “Farol do Arnel” e fazer os últimos 500 metros a pé. É possível ir de carro, mas a estrada é estreita, com curvas apertadas e, para ajudar, um grande desnível de 35 %.